DICAS NUTRICIONAIS PARA AUMENTO DA MASSA MUSCULAR


A tão sonhada hipertrofia quando combinado com exercícios físicos, descanso e suporte nutricional é possível. Costumo resumir a hipertrofia como uma simples equação matemática:

síntese protéica > degradação protéica = + hipertrofia

A hipertrofia ocorre apenas a partir do saldo de síntese protéica, ou seja, quando a síntese de proteínas excede a degradação protéica. Assim Para maximizar o ganho de massa muscular, é necessário otimizar os fatores que promovam a síntese e diminuam a degradação protéica.
Um grande número de potenciais fatores pode influenciar as alterações induzidas pelo exercício sobre o metabolismo protéico muscular, incluindo tipo, intensidade, freqüência e duração do exercício, fatores hormonais, duração do período de recuperação pós-exercício de força e ingestão dietética. A ausência de uma ingestão alimentar adequada mantém a síntese protéica negativa, mesmo com a presença do exercício de força.
 





05 dicas para auxiliar a hipertrofia: 


1 – Faça no mínimo 3 refeições reforçadas durante o dia e 2 a 3 lanches leves e bastante energéticos! Nos lanches, procure dar ênfase a alimentos de digestão rápida como sucos, frutas e pães integrais.
2 – Consuma legumes e verduras em grandes quantidades e variedades! Em média 6 porções de legumes e verduras é essencial para o ser humano saudável. Faça o mesmo com as frutas, especialmente nos lanches e como complemento das refeições principais.
3 – Feijão com arroz!! Combinação ideal para manter nossa alimentação bem sólida, pois são ricos em os aminoácidos essenciais, ou seja, que o ser humano não produz e que necessita diariamente.
4 – Hidrate-se constantemente! Vale ressaltar que as pessoas que estão se suplementando devem consumir no mínimo 50% a mais de água que o comum, principalmente quando o suplemento é a creatina.
5 – Consuma leite e derivados pelo menos 3 vezes ao dia em horários separados. Dê preferência a queijos brancos e leites desnatados por apresentarem um menor índice de gorduras. É importante também consumir carnes, aves, peixes ou ovos (alimentos hiperprotéicos) pelo menos uma vez ao dia, dando preferência ao consumo ao meio dia, no almoço.


É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA O ACOMPANHAMENTO DO NUTRICIONISTA PARA ADEQUAR O PLANO ALIMENTAR A REALIDADE DE CADA METABOLISMO, GARANTINDO ASSIM O CORPO PERFEITO SEM DETRIMENTO DA SAÚDE!!