O QUE SÃO LACTOBACILOS VIVOS?


Outro dia desses resolvi perguntar para as pessoas do meu cotidiano sobre essa questão, o que significa lactobacilos vivos, e me surpreendi, a maioria já ouviu falar, citando ainda a famosa propaganda de iogurte, mas saber de fato para que serve, o que são... Então esse tema será o post a seguir.

Bactérias vivendo dentro do nosso corpo nem sempre é sinal de doença. Com certeza alguém já ouviu falar das bactérias benignas, cada milímetro quadrado de um intestino saudável deve ter cerca de 10 bilhões de microorganismos vivendo nele para funcionar corretamente o que denominamos de flora intestinal. Em algumas situações as pessoas têm seu número reduzido, seja por alguma enfermidade, uso de antibióticos ou até mesmo decorrente de uma diarréia. Isso além de dificultar a digestão, torna o nosso sistema digestório vulnerável ao ataque de microorganismos nocivos. Nesse momento que atua os tais lactobacilos, para ajudar a combater essa carência da flora intestinal. As bactérias do gênero lactobacillus têm uma grande vantagem, podem ser ingeridas e ainda chegar vivas ao intestino, conseguindo ultrapassar o estômago, onde sabemos que se trata de um ambiente ácido e a maioria dos microorganismos não sobrevive.
Já no intestino, esses lactobacilos se reproduzem com grande rapidez e ainda criam um ambiente propício para que outras bactérias benignas possam se estabelecer ali. Os lactobacilos podem ser encontrados no leite que acabou de sair da vaca, mas não estão presentes no leite pasteurizado que encontramos à venda. Os produtos comercializados que contêm lactobacilos vivos são o iogurte e os chamados probióticos: alimentos especialmente destinados a ajudar nosso sistema digestivo pela introdução de microorganismos vivos.

Em breve mais uma curiosidade!!! E se alguém quiser tirar alguma dúvida basta deixar um comentário!!!!


1 comentários:

Caio Rodrigo - CRN5 4171/P disse...

REFERÊNCIA:
(Cleiton Rausch, Blumenau, SC)

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!!