O QUE SÃO LACTOBACILOS VIVOS?


1 comentários
Outro dia desses resolvi perguntar para as pessoas do meu cotidiano sobre essa questão, o que significa lactobacilos vivos, e me surpreendi, a maioria já ouviu falar, citando ainda a famosa propaganda de iogurte, mas saber de fato para que serve, o que são... Então esse tema será o post a seguir.

Bactérias vivendo dentro do nosso corpo nem sempre é sinal de doença. Com certeza alguém já ouviu falar das bactérias benignas, cada milímetro quadrado de um intestino saudável deve ter cerca de 10 bilhões de microorganismos vivendo nele para funcionar corretamente o que denominamos de flora intestinal. Em algumas situações as pessoas têm seu número reduzido, seja por alguma enfermidade, uso de antibióticos ou até mesmo decorrente de uma diarréia. Isso além de dificultar a digestão, torna o nosso sistema digestório vulnerável ao ataque de microorganismos nocivos. Nesse momento que atua os tais lactobacilos, para ajudar a combater essa carência da flora intestinal. As bactérias do gênero lactobacillus têm uma grande vantagem, podem ser ingeridas e ainda chegar vivas ao intestino, conseguindo ultrapassar o estômago, onde sabemos que se trata de um ambiente ácido e a maioria dos microorganismos não sobrevive.
Já no intestino, esses lactobacilos se reproduzem com grande rapidez e ainda criam um ambiente propício para que outras bactérias benignas possam se estabelecer ali. Os lactobacilos podem ser encontrados no leite que acabou de sair da vaca, mas não estão presentes no leite pasteurizado que encontramos à venda. Os produtos comercializados que contêm lactobacilos vivos são o iogurte e os chamados probióticos: alimentos especialmente destinados a ajudar nosso sistema digestivo pela introdução de microorganismos vivos.

Em breve mais uma curiosidade!!! E se alguém quiser tirar alguma dúvida basta deixar um comentário!!!!


FIQUE DE OLHO!!!!


0 comentários


Muita atenção!!! Essa semana fui surpreendido com a esperteza de um supermercado. Comprei um pacote de presunto, daqueles que já ficam fatiados no parte de frios... Quando cheguei em casa percebi um aspecto estranho no presunto, estava viscoso e com odor já um pouco desagradável. Novamente fui olhar o prazo de validade, dessa vez com um pouco mais de atenção notei que havia um selo embaixo do atual, cuidadosamente retirei o de cima e tomei um susto, o selo por baixo já estava vencido a 05 dias... Imediatamente retornei ao supermercado e conversei com o gerente. Enfim, que isso sirva de lição para que todos prestem atenção durante as compras. FIQUE DE OLHO...

SUCO INIBIDOR DE APETITE


0 comentários
    
  • ½ Maçã (tamanho médio);
  • ½ Abacate (tamanho médio);
  • 01 Copo (200 ml) de água mineral;
  • Adoçante;
 Modo de preparo: Bater no liquidificador todos os ingredientes e consumir 30 minutos antes das refeições.

MAIS UMA DICA INFALÍVEL!!! CÓLICAS MENSTRUAIS


3 comentários
Suco para aliviar as cólicas menstruais

  • 01 copo (200 ml) de água;
  • 10 g de camomila;
  • 05 g de erva-doce;
  • 05 g de alecrim;
  • 01 colher de sopa de leite em pó de soja;
  • 01 colher de sopa de mel;
Modo de preparo: Primeiro passo fazer o chá infusão da camomila, erva-doce e o alecrim. Abafe por 10 minutos. Em seguida misturar com a água o leite de soja em pó e o mel e liquidificar rapidamente.

Principais elementos terapêuticos:

Camomila: Possui ácido salicílico o que lhe confere uma característica analgésica além do efeito calmante. Vários estudos comprovam a eficácia da camomila na normalização do ciclo menstrual e no alivio das tensões (TPM) e cólicas durante esse período.

Alecrim: Combata as cólicas menstruais e dores articulares, melhora a circulação e tem efeito diurético. Também funciona como analgésico, antidepressivo e descongestionante. Possui em sua característica fitoquímica o ácido cafeico e altas quantidades de flavonóides e flavonas além de alcalóides que atuam como relaxantes musculares direcionados especialmente aos músculos da pelve e abdome.

Erva doce: Atua como regulador das Tensões pré-menstruais, rico em óleo essencial sendo Anetol é o principal constituinte ativo.

Soja: Altamente composto por substâncias chamadas de fitoestrôgenio, e estas possuem enorme similaridade quanto à estrutura química ao estrogênio ovariano, hormônio feminino, atuando assim no alívio das cólicas menstruais.


GANHO DE MASSA MUSCULAR


1 comentários
07 DICAS PARA AUXILIAR O GANHO DE MASSA MUSCULAR



Ø    Claras de Ovos
Fonte de proteína de baixo valor econômico. Combinado com o mingau de aveia, um omelete de claras de ovos compõe um super café da manhã que fornecerá o combustível necessário para o resto do dia.
Dica para escolha: No ato da compra verifique a data de validade e abra a caixa para certificar-se que todos estão intactos. A melhor forma de manter os ovos é sob refrigeração, assim, acondicione-os imediatamente na geladeira. Apesar de ovos conservados fora da geladeira não sofrerem necessariamente um processo de degradação, mantendo-os refrigerados este processo será desacelerado ao máximo.
Preparo: Para preparar a omelete, utilize seis claras de ovos, misture com um garfo e tempere com sal e seus temperos favoritos, misturando até formarem bolhas. Unte uma frigideira com o mínimo possível de margarina e, utilizando o fogo médio-alto, adicione as claras. Após 15 segundos, reduza o fogo para médio e, com uma espátula, mova a omelete de tal forma que todas as faces estejam devidamente cozidas. Retire do fogo e aguarde alguns minutos antes de consumir.


Ø    Alcatra
O peito de frango pode ser a preferência e a mais famosa fonte de proteína magra, mas a carne vermelha magra possui proteínas de qualidade um pouco superior ao frango que irão dar o potencializar esse ganho extra de massa muscular.
Dica para escolha: Busque os cortes que apresentam uma tonalidade vermelha que não seja muito marcante. Se existirem mínimos pontos amarronzados significa que a carne está iniciando seu processo de deterioração, apesar de não apresentar nenhum odor nesta fase. Peça para a peça ser cortada em bifes de pelo menos dois a três centímetros de espessura, com o mínimo possível de gorduras aparentes e em bifes de aproximadamente 100 gramas.
Preparo: Aqueça uma grelha na máxima temperatura. Tempere os bifes com sal e seus temperos favoritos. Coloque na grelha e cozinhe cada lado por pelo menos 3 a 6 minutos ou até o ponto de sua preferência.


Ø    Salmão
O filé de salmão tem, além da proteína necessária, a quantidade adequada de gorduras insaturadas, conhecidas como as “boas” gorduras. Os praticantes de musculação mais radicais geralmente têm uma dieta pobre em gorduras, pois buscam manter a máxima definição possível. Incluir peixes na dieta é uma excelente forma de ter a quantidade adequada de gorduras que serão essenciais ao processo de hipertrofia.
Dica para escolha: O filé de salmão, quando fresco, não possui odores e apresenta coloração alaranjada, não apresentando nenhum tipo de viscosidade sobre o filé. Procure escolher filés da parte traseira do salmão, pois esta é responsável pelo movimento do nado e, por isso, possui menos gordura que outras partes.

Preparo: Aqueça o forno em 200ºC e coloque os filés de 100g para cozinhar por aproximadamente 10 a 14 minutos ou até o ponto em que a porção central do filé possa ser penetrada por um garfo.
Utilize os temperos de sua preferência.


Ø    Peito de Frango
Rico em proteína e com quantidades mínimas de gordura, além de um paladar suave, o peito de frango é bem aceito pela maioria das pessoas.
Dica para escolha: Economize comprando grandes quantidades de peito de frango congelado. Certifique-se que ele possua uma coloração rosa claro e não branca, que denota que o mesmo pode ter sido refrigerado inadequadamente. Descongele durante a noite dentro da geladeira e o frango descongelado irá ter uma camada externa um pouco pegajosa.Preparo: Aqueça uma grelha, lave primeiramente os filés e os tempere com sal e seus temperos favoritos. Coloque a grelha na intensidade máxima e após alguns segundos diminua a intensidade para a mínima. Cozinhe cada lado por pelo menos 4 a 6 minutos ou até o ponto de sua preferência.


Ø    Batata Doce
Um físico musculoso não é construído apenas com proteína. Os carboidratos fornecem a energia que você necessita para treinar pesado e ter uma rápida recuperação.
A batata doce fornece o “turbo” necessário, sem sobrecarregar seu organismo com carboidratos simples, que são de rápida digestão. A batata doce irá ajudar a turbinar seus resultados dentro de um programa de hipertrofia.
Dica para escolha: A batata doce possui duas variedades: a com aparência mais esbranquiçada, que é semelhante às tradicionais batatas, e as com aparência mais escura, que possuem uma casca escura e polpa levemente alaranjada. A variedade mais escura possui maior quantidade de nutrientes e, por isso, deve ser preferencialmente escolhida.
Preparo: Aqueça o forno em aproximadamente 180ºC, lave primeiramente as batatas com escova e água gelada para remover toda a sujeira em seguida utilizar hipoclorito de sódio para desinfecção. Asse por aproximadamente 1 hora ou até que elas estejam macias ao ponto de serem penetradas facilmente por um garfo.


Ø    Bisteca de Porco
A carne de porco é, normalmente, condenada por alguns pseudo-especialistas em dieta por ser considerada gordurosa demais. Porém, algumas partes do porco têm aproximadamente a mesma quantidade de gordura que o peito de frango ou a alcatra, além de ser sempre mais saborosa e possuir grande quantidade de proteínas.
Neste caso, a bisteca de porco pode ser considerada o filé mignon do porco. É a parte mais macia e menos gordurosa de todos os cortes suínos.
Dica para escolha: Verifique sempre a origem da carne e se a mesma provém de fontes inspecionadas, para evitar o risco desnecessário de contaminações. Escolha sempre a parte magra da bisteca, descartando qualquer gordura aparente. A carne deve ser firme e com uma leve tonalidade rosa. Caso esteja seca ou um pouco acinzentada, não compre.
Preparo: Tempere as bistecas, de preferência, na noite anterior ao consumo para que absorvam o tempero. Aqueça o forno em aproximadamente 180ºC, enquanto isso unte uma frigideira e coloque-a no fogo alto. Cozinhe a bisteca na frigideira por aproximadamente 1 minuto cada lado e, depois, coloque no forno. Asse por aproximadamente 15 a 25 minutos.


Ø    Aspargos
Para a hipertrofia tão desejada você necessita de vegetais em sua dieta. E em relação aos vegetais, você tem várias e excelentes opções, como brócolis e espinafre. Mas escolhemos o aspargo por sua capacidade de auxiliar a remoção do excesso de água corporal. 
Dica para escolha: Escolha sempre aqueles que apresentam uma forte tonalidade esverdeada. Consuma-os no máximo em três dias após a aquisição.
Preparo: Higienize-os com hipoclorito de sódio, em seguida corte a base de cada aspargo e, caso deseje, pode remover a pele de cada um. Escolha uma frigideira que permita que toda a extensão do aspargo esteja em contato com a superfície da frigideira. Adicione uma camada de água e tempere com sal. Mantenha no fogo alto até a água começar a borbulhar. Adicione, então, os aspargos e deixe cozinhar por 03 a 05 minutos.


IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES ACIMAS SÃO ALGUMAS DICAS PARA AUXILIAR O PROCESSO DE HIPERTROFIA, RESSALTAMOS QUE NÃO SE TRATA DE UM PLANO ALIMENTAR OU DIETA... É DE FUNDAMETAL IMPORTÂNCIA A CONSULTA COM UM NUTRICIONISTA PARA TRAÇAR UM PLANO ALIMENTAR ADEQUADO A SUA REALIDADE.


SUCO AFRODISÍACO


7 comentários
UMA RECEITA ESPECIAL PARA APIMENTAR SUA RELAÇÃO!!!

SUCOS AFRODISÍACOS
Receita 01
01 colher de sopa de xarope  de guaraná;
20 g de pó Ginkgo Biloba (vendido na feira de São Joaquim ou Loja Mundo Verde);
200 ml de água;
200 ml água de coco;
Cubos de gelo;
Modo de preparo: Misturar tudo e bater no liquidificador de 20 a 30 segundos.

Receita 02
01 colher de sopa de xarope de guaraná;
50 g de polpa de açaí;
02 kiwis;
02 (400 ml) copos de água;
10 g de catuaba em pó;
Modo de preparo: Descascar o kiwi e misturar com os demais ingredientes, bater no liquidificador por 02 minutos.

Principais elementos terapêuticos:
Kiwi – Antioxidante, fonte de cálcio, magnésio, potássio e ferro, ricos em vitaminas A, B e C. Inúmeros estudos relacionados no combate a infertilidade masculina, além do poder afrodisíaco.
Ginkgo Biloba - Fitotérapico com grande ação vaso dilatadora.
Açaí – altamente energético, possui grande concentração de vitamina B1 e B2 importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração.
Guaraná – Estimulante sexual, atuante principalmente no sistema nervoso, possui duas substâncias, Saponina e Cafeína, que lhe confere tal efeito ao corpo humano, além de atuar como inibidor do estresse e fadiga intelectual.
Catuaba – Rico em alcalóides, como à Atropina, Lombina e Catuabina, o que lhe torna um potente estimulante sexual.
Água-de-coco – Altíssimas concentrações de potássio,  o que retarda a fadiga muscular... “mais tempo na ativa”.

PORQUE COMO POUCO E NÃO EMAGREÇO?


5 comentários
Toda semana postarei uma curiosidade do corpo humano, algo que sempre nos perguntamos e na maioria das vezes não sabemos a resposta. Estreando hoje:


"Porque como pouco e mesmo assim não emagreço?"

Salvo as situações patológicas como por exemplo o hipotireoidismo, sempre quando há uma restrição ou diminuição das calorias ingeridas, o metabolismo entra em déficit e se torna tão econômico ao ponto de consumir e satisfazer-se de quantidade de calorias muito pequenas. Assim, mesmo comendo muito pouco por dia, o organismo (o que chamamos de metabolismo basal) se habitua a consumir menos calorias, o que dificulta a perda de peso e podendo até engordar. É como se o organismo se acostumasse, ficando cada vez mais difícil emagrecer, porque a pessoa começa a não conseguir recuperar o gasto energético maior.


Mas não se assuste... Basta consultar um Nutricionista que com uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos, o corpo e a saúde tão desejada pode ser alcançados.

DICA DO DIA!!!!! COMBATER A AFONIA


1 comentários
AFONIA!!!
Os esforços demasiados a que propiciamos nossas cordas vocais, principalmente os atuantes de rádio, televisão, palestrantes, professores, e ate mesmo o dia dia, podem acarretar perda da voz ou alteração do timbre normal. Alem de   outros fatores também agravarem essa situação, como processos inflamatórios (laringe, traqueia ou brônquios), mudança de temperatura, umidade, alimentos e bebidas geladas.

DICA DO NUTRICIONISTA
Suco de limão com gengibre
02 Limões / 10g de gengibre / 100g de mel / 02 copos de água
Modo de preparo: fazer o chá por infusão com gengibre, ferver por 02 minutos. Em seguida esperar diminuir a temperatura ate amornar, adicionar o suco dos dois limões e o mel para adoçar.
Elementos terapêuticos:
Gengibre: Alto poder antiinflamatório, atua como descongestionante         das vias respiratórias, principalmente por causa da ação de alcalóides.
Limão: Potente antioxidante, pois alem da grande quantidade de vitamina C, possui alta concentração da vitamina P que potencializa a ação do ácido ascórbico.
Mel: Alimento natural com grande auxilio no tratamento de infecções bucais, como dor de garganta,  Além disso, inúmeros estudos relacionam o mel ao poder cicatrizante. 
Composição do mel: http://www.colegioweb.com.br/biologia/composicao-nutricional-do-mel.html